Tudo sobre MOBS



Úteis
[Imagem: teis.png]


Golem de neve
● Caracterísitcas específicas: É o único mob que não spawna aleatoriamente, e sim é criado pelo jogador ao colocar 2 blocos de neve e 1 de abóbora na vertical, no chão (NÃO É POR CRAFT). Pistões e endermans também podem criá-lo. Ao passar, deixa um rastro de neve no chão. Ele joga bolas de neve nos mobs agressivos em seu campo de visão, mas não tira nenhum dano. O Golem de neve pode morrer facilmente.
● Onde encontrar: Só é possível encontrá-lo se for criado artificialmente.
● Recursos que podem ser obtidos:
- Algumas bolas de neve (não é útil matá-lo).


Pacíficos
[Imagem: pacficos.png]


Galinha
● Caracterísitcas específicas: É muitas vezes confundida com patos, por nadar em lagos. Não recebe dano por quedas, já que "plana". Aleatoriamente pode botar ovos.
● Onde encontrar: Em quase toda parte.
● Recursos que podem ser obtidos
- Pena (para craftar flecha).
- Galinha crua (para comer e enxer a barra de fome, mas é preferível colocá-la na fornalha, pois crua pode estar contaminada e diminui a barra).
- Ovos (para craftar um bolo ou atirar para talvez nascer um filhote).


Vaca
● Características específicas: Seu leite é coletado com o balde, com o botão direito do mouse.
● Onde encontrar: Em quase toda parte.
● Recursos que podem ser obtidos
- Couro (para fazer uma fraca armadura).
- Bife cru (para comer e enxer a barra de fome, e pode ser colocada na fornalha para enxê-la mais).
- Leite (para craftar um bolo).


Cogu-moo
● Características específicas: Seu leite é coletado com o balde, com o botão direito do mouse. É também possível retirar sopa de cogumelos com a tigela com o botão direito, e cogumelos vermelhos com a tesoura, transformando-a em uma vaca normal.
● Onde encontrar: No bioma de cogumelos gigantes.
● Recursos que podem ser obtidos
- Couro (para fazer uma fraca armadura).
- Bife cru (para comer e enxer a barra de fome, e pode ser colocada na fornalha para enxê-la mais).
- Leite (para craftar um bolo).
- Cogumelo vermelho.
- Sopa de cogumelos (apenas se estiver com tijela na mão; serve para enxer a barra de fome).


Porco
● Características específicas: O jogador pode "montá-lo" com a sela encontrada em masmorras (dungeons). Se (bem raramente) for atingido por um raio, se tornará um Homem-porco zumbi.
● Onde encontrar: Em quase toda parte.
● Recursos que podem ser obtidos
- Costela crua (para comer e enxer a barra de fome, e pode ser colocada na fornalha para enxê-la mais).
- Costela cozinhada, instantânea (se for morto pegando fogo).


Ovelha
● Características específicas: Existem 6 tipos naturais de cor de ovelha; branca, cinza claro, cinza, preta, marrom e até rosa. É possível pintá-las com as tintas, com o botão direito do mouse. Com a tesoura, obtêm-se lã das mesmas, sem machucá-las. Comem grama e grama alta do chão para restaurar a lã (até colorida)
● Onde encontrar: Em quase toda parte.
● Recursos que podem ser obtidos
- Lã (para decoração, que pode ser pintada com 17 tintas diferentes ou craftar cama e quadros).


Polvo
● Características específicas: O único mob aquático do jogo, atualmente.
● Onde encontrar: Em água, a qualquer profundidade.
● Recursos que podem ser obtidos
- Saco de tinta preta (para pintar lã e pode ser combinada com outras cores).


Aldeão
● Características específicas: São como aborígenes, possuem uma espécie de nariz em alto relevo e vestem uma túnica. Existem 6 tipos diferentes: açougueiro, fazendeiro, bibliotecário, sacerdote, ferreiro e aldeão comum. Sofrerão muitas mudanças em atualizações futuras do jogo.
● Onde encontrar: Nas vilas NPC (mais comuns nos desertos), ao marcar a opção de "gerar estruturas" no menu de criação de mapa.
● Recursos que podem ser obtidos
Nenhum.


Neutros
[Imagem: neutros.png]


Enderman
● Características específicas: Tem 3 metros (blocos) de altura, olhos brilhantes no escuro e emite partículas semelhantes às do portal. Ele nasce pacífico, mas se o jogador o encarar (apontar a mira para seu rosto), ele se teleportará até o jogador, numa frequência de 1 teleporte por segundo. Se o jogador vestir abobóbora na cabeça, ou observá-lo através de um vidro, isto não ocorrerá. Recebe dano na água (incluindo chuva), apesar de conseguir fugir da mesma. Ele também possui a capacidade de desviar de todas as flechas e carregar blocos.
● Onde encontrar: Nasce no escuro, mas não é afetado pelo sol. Pode ser encontrado com muito mais frequência em sua dimensão, chamada The End.
● Recursos que podem ser obtidos:
- Pérola Ender (o jogador pode atirá-la, e, ao cair, teleporta)


Lobo
● Características específicas: Nasce pacífico, mas, se provocado, atacará o jogador. Se outros lobos estiverem por perto, também atacarão. Pode ser domesticado. Para tal, basta lhe dar osso, com o botão direito do mouse. A quantidade de ossos necessária é aleatória. Corações indicarão que o lobo foi domesticado. A partir deste momento ele seguirá o jogador e o protegerá se este for atacado e ajudará a matar outros mobs. Para fazê-lo sentar, basta usar o botão direito do mouse. O lobo ficará sentado no mesmo lugar até que receba a ordem de levantar, com o mesmo botão ou se o jogador for atacado em seu campo de visão. Uma observação que deve ser feita é que eles não atacam creepers ou mobs que forem atingidos por flecha. Seu rabo indica a vida que ele possui. Se o rabo estiver muito para baixo, você ouvirá "choros" e poderá curá-lo com comida (recomendo carne de zumbi). Podem atacar outros animais aleatoriamente.
● Onde encontrar: Com mais frequência em lugares com muitas árvores (florestas) e no bioma taiga.
● Recursos que podem ser obtidos
Nenhum.


Porco zumbi
● Características específicas: Nasce pacífico, mas, se provocado, atacará o jogador junto com o bando (se estiverem por perto).
● Onde encontrar: No Nether.
● Recursos que podem ser obtidos
- Carne podre.
- Gold nugget (para fazer poções e maçãs douradas).


Agressivos
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Blaze
● Características específicas: Voa e atira bolas de fogo ao jogador.
● Onde encontrar: No nether, nas fortalezas.
● Recursos que podem ser obtidos:
- Blaze rod (para craftar o suporte de fermentação ou o pó incandescente, para fazer poção).


Aranha de caverna
● Características específicas: É menor que a aranha normal, pois ocupa apenas um bloco, mas é mais perigosa. Ao atacar, o jogador ficará envenenado e perderá vida aos poucos. Porém, o veneno nunca será fatal, pois sempre sobrará no mínimo metade de um coração. A armadura não protege do veneno.
● Onde encontrar: Em minas abandonadas, através de spawners ou perto dos blocos de teia.
● Recursos que podem ser obtidos
- Teia (para craftar lã, arco ou vara de pescar).
- Olho de aranha (para comer ou fazer poção).


Creeper
● Características específicas: Talvez seja a criatura mais famosa do jogo. Ficam na espreita, perto de portas e janelas e explodem quando estiverem perto o suficiente do jogador, destruindo blocos e danificando outros mobs ao redor. Se (bem raramente) for atingido por um raio, se tornará um creeper elétrico, com um poder de explosão bem maior.
● Onde encontrar: Nasce no escuro, mas não é afetado pelo sol.
● Recursos que podem ser obtidos
- Pólvora (para craftar TNT).
- CDs (se forem mortos por um esqueleto).


Ghast
● Características específicas: Essa criatura que dá gritos histéricos lança bolas de fogo que explodem, mas podem ser refletidas com o botão esquerdo do mouse. É difícil matar um Ghast, mas uma boa dica é usar projéteis como o arco e flecha, e até mesmo a vara de pescar para puxá-lo, e matar com uma espada quando ele estiver bem perto.
● Onde encontrar: No Nether.
● Recursos que podem ser obtidos
- Pólvora (para craftar TNT).
- Lágrima de Ghast (para fazer poção).


Cubo de magma
● Características específicas: Se parecem com os slimes, pois se dividem em partes menores. Mas, além disso, pulam parecendo molas e atacam o jogador esmagando-o.
● Onde encontrar: No Nether.
● Recursos que podem ser obtidos
- Creme de magma (para fazer poção).


Lepisma
● Características específicas: É muito pequeno e se esconde em tijolos de pedra, pedra comum e pedra moída. Quando atacado, outros surgem para defendê-lo. Sozinho, pode fugir se escondendo em outras pedras.
● Onde encontrar: Normalmente em Strongholds, mas existe uma raríssima chance de aparecer durante a mineiração.
● Recursos que podem ser obtidos
Nenhum.


Esqueleto
● Características específicas: Atira flechas e anda um pouco mais rápido que o zumbi. Se sua flecha acertar algum outro mob agressivo, ambos vão ignorar o jogador e começar a lutar entre si. Recebe dano no sol.
● Onde encontrar: No escuro.
● Recursos que podem ser obtidos
- Osso (para domesticar o cachorro)
- Farinha de ossos (vem do osso e é usada para ser craftada com tintas, formando outras, ou fertilizante para diversas sementes e cogumelos).
- Flechas (para serem usadas com o arco, como arma).


Slime
● Características específicas: É muito raro e pode nascer em 4 tamanhos diferentes. Ao ser atacado, se divide em partes até chegar a seu menor tamanho, quando morre definitivamente.
● Onde encontrar: Perto da camada 16 do mapa, mas também em minas abertas.
● Recursos que podem ser obtidos
- Slime-bola (para craftar pistão grudento).


Aranha
● Características específicas: É o mob mais rápido de todos, e seus olhos podem ser vistos no escuro. Diferente dos outros mobs agressivos, ela só pode passar em lugares que tiver 2 blocos vazios na horizontal, pois suas dimensões são de 2x2x1. Escalam diversas alturas para alcançar o jogador, se for preciso. Aranhas nem sempre são agressivas. Em lugares onde há muita luz, ela pode se tornar um mob neutro.
● Onde encontrar: Nasce no escuro, mas não é afetada pelo sol.
● Recursos que podem ser obtidos
- Teia (para craftar lã, arco ou vara de pescar).
- Olho de aranha (para comer ou fazer poção).


Aranha-jóquei
● Características específicas: Só existe 1% de chance de um esqueleto montar em uma aranha, mas a combinação é poderosa. Imagine a velocidade da aranha com as flechas do esqueleto!
● Onde encontrar: Mesmas condições do esqueleto e aranha.
● Recursos que podem ser obtidos:
Mesmos recursos que o esqueleto e a aranha.


Zumbi
● Características específicas: É o mais lento dos mobs agressivos, mas danifica o jogador ao tocar. Recebe dano no sol.
● Onde encontrar: No escuro.
● Recursos que podem ser obtidos:
- Carne podre (para comer e enxer a barra de fome, mas esta é reduzida depois de um tempo, por estar contaminada. Ou seja, é boa apenas em horas de desespero onde não se encontre outras fontes de comida).


Chefões
[Imagem: chefes.png]


Enderdragon
● Características específicas: É o primeiro e único chefão do jogo. Ele voa, possui uma barra de vida roxa, e pode ser curado através dos cristais no topo das torres de obsidian no The End. São muito difícieis de matar. Diferente do Enderman, ele só ataca o jogador se o mesmo não estiver olhando para ele. Ele destrói quase todos os blocos que encosta.
● Onde encontrar: No The End.
● Recursos que podem ser obtidos:
- Muitos pontos de experiência.
- Ovo de dragão (sem utilidade no momento, mas ele se teleporta ao ser clicado).
- Portal para o mundo normal (ao entrar nesse portal aparecem os créditos do jogo).
 
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